Hugo Brito

Licenciado em Violino (2008) e Mestre em Interpretação Artística (2012) pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, é em contexto académico que se envolve nas tarefas da Associação de Estudantes como membro da direção (2005) e, posteriormente, seu vice-presidente (2006). Foi representante eleito dos alunos ao Conselho Geral do IPP assim como no Planeamento Estratégico da mesma Instituição (2007). 

Colabora regularmente com a Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia de Gaia, Orquestra Sine Nomine, Orquestra Sinfonieta, Orquestra Nacional Sinfónica da Ucrânia (Kiev), Bach Ensemble Wiesbaden – Frankfurt. Fez música para cinema e espectáculos teatrais das companhias TeatroEnsaio, Teatro Art’imagem, Companhia da Bruma e fez a estreia mundial de obras de José Mário Branco dedicadas ao espectáculo “Madrugada” (2012).

Atualmente é membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho e colabora com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde se encontra a frequentar o Doutoramento em Estudos da Criança na área da Educação Musical. É Professor de Violino no Conservatório de Música de Coimbra.

Hugo Brito teve a seu cargo a palestra “Retrato político do Portugal democrático – do 25 de Abril à actualidade”, na edição 2015 dos cursos aPorto.