Aporto Docentes

O aPorto Docentes é um formato específico dos cursos aPorto para o professorado do Ensino Público da Galiza que procura atividades de formação homologadas. Com um programa diferente, o foco dirige-se a atingirmos os conhecimentos básicos da língua portuguesa.
No quadro da Formação do Professorado 2017-18 da Junta da Galiza, são linhas prioritárias a potenciação do uso instrumental das línguas e o tratamento integrado das mesmas e, aliás, a melhora das competências linguísticas do professorado para além das do alunado. É por isto, que foi aprovada a petição de homologação das horas de formação do Curso aPorto Docentes, que serve para dar uma resposta adequada às necessidades formativas do pessoal docente, já que conjuga e completa a oferta formativa institucional de formação em língua portuguesa,  independentemente da sua especialidade, segundo o artigo 20 da ORDE de 14 de maio de 2013 pela qual se regula a convocatória, o reconhecimento, a certificação e o registo das atividades de formação permanente do professorado na Galiza.
Esta primeira edição do aPorto Docentes decorrerá na semana de 6 a 10 de agosto. Para se inscrever é preciso fornecer o Número de Registo Pessoal que acredita como professorado em ativo que está a prestar serviço em centros de ensino sustentados com fundos públicos. O número total de vagas é limitado a 40 pessoas.
Para este curso não é permitido levar acompanhante.

Programa do aPorto Docentes 2018

  • Sessão introdutória dos cursos aPorto Docentes o dia 5 de agosto às 11h30, no Museu do Povo Galego, em Santiago de Compostela (2 hs.)
  • Segunda a sexta-feira de 9h00 às 12h45, aulas na FLUP (15 hs.)
  • Segunda a quinta-feira: atividades socioculturais com interação oral (10 hs.)
  • Elaboração de uma memória de avaliação das atividades na Galiza (3 hs.)

 

Para ter direito à homologação é preciso ter assistido a 85% das horas e passar a avaliação da memória (prazo de entrega: 20 de agosto).

 

ATIVIDADES CULTURAIS DO aPORTO DOCENTES– 2018

Segunda-feira: visita guiada pela cidade (tarde) / copo de fim de tarde ou petisco* (noite)
Terça-feira: ateliê de fonética e dicção com Rui Spranger
Quarta-feira: visita à Serralves
Quinta-feira: sessão de conversa em mini-grupos com os cicerones / jantar africano* (noite)
Sexta-feira: pic-nic de encerramento nos Jardins do Palácio de Cristal (cada pessoa leva o que quiser)As atividades com “*” são de pagamento.
Atividades socioculturais propostas são de carácter obrigatório (exceto as de pagamento).
 

 

Post navigation