Quem coordena?
Carlos Mendes Pereira, Porto 1972.
O facto de ter nascido num dos bairros históricos mais emblemáticos do Porto não será estranho à grande paixão que nutre por essa cidade.
Desde tenra idade dedicado à música e à fotografia, acabou por optar por esta última como carreira profissional, concluindo bacharelato em fotografia e mais tarde licenciatura em arte e comunicação, ambos na escola superior artística do Porto. Num percurso natural na pesquisa e interesse pela imagem, acabou integrando também a formação em audiovisuais, cursando fotografia cinematográfica avançada na escola internacional de cinema e televisão de San António de los Baños, em Cuba. Desenvolve profissionalmente trabalho em fotografia, com especialização em fotografia de arquitetura, especialidade que leciona no instituto português de fotografia, e em documentário para televisão, como diretor de fotografia. A música mantêm-se constante na sua vida como amador.
Apesar de incansável viajante, tem sempre a cidade invicta como o seu porto de regresso, Porto de abrigo, e é nas suas ruas estreias e antigas ou nas margens do douro que mais se sente em casa.
António Mendes Pereira.
Nasceu no Porto em 1969, tendo vivido na Póvoa de Varzim até terminar o ensino secundário. Concluiu a licenciatura em Relações Internacionais (ramo de Relações Económicas e Políticas) pela Universidade do Minho (Braga) em 1995. Durante a licenciatura frequentou e concluiu o Curso Livre de Espanhol (1990-1992), tendo obtido uma bolsa de estudo para o Curso da Escuela de Verano Española (Madrid) em 1991, e posteriormente o Diploma Básico de Español como Lengua Extranjera, pelo Ministerio de Educación y Ciencia de Espanha (1992). Ainda durante os seus estudos universitários, frequentou o Curso Livre de Língua Russa. Para além do castelhano, fala fluentemente inglês e francês.
Radicado na Póvoa de Varzim, após ter trabalhado nas áreas comercial/marketing de algumas empresas em Viseu, Porto, Braga e Vila do Conde, já leccionou inglês (iniciação infantil) e ocasionalmente realiza trabalhos de tradução, tendo como actividade principal, desde 2000, a importação e comercialização de peças para restauro de automóveis antigos.
A divulgação de Portugal e da cultura portuguesa, e o contacto com pessoas de outros países e culturas são actividades que considera muito gratificantes.
Quem leciona?
Marlene de Sousa
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Ingleses (2005) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi assistente de línguas Comenius na Bélgica (2007), onde deu os primeiros passos no ensino da língua e cultura portuguesa a estrangeiros. Regressada a Portugal, ingressou no Mestrado em Português como Língua Segunda/Língua Estrangeira, também na FLUP, curso que concluiu em 2010. Nos anos seguintes, lecionou português na área consular de Barcelona a adolescentes e adultos (2010-2012) através do Instituto Camões. Nos últimos anos, tem lecionado cursos de PLE anuais e intensivos na Faculdade de Letras e noutras instituições de ensino na cidade do Porto. Concluiu entretanto um Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos (2014), trabalhando também como tradutora e revisora.
Inês da Conceição Pinto de Oliveira
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses e Franceses (2005), profissionalizada no ensino de Português e de Francês no 3º ciclo e secundário (2006), mestre em Português Língua Segunda-Língua Estrangeira (2010) e doutorada em Linguística (2015), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Desde 2009, é assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Participou no projeto “Agentes de Cooperação em Timor” (ESE- IPP) onde dinamizou sessões de português (2011). Nos últimos anos, tem colaborado com a Faculdade de Letras na lecionação de cursos de português intensivos e anuais para estrangeiros desde 2009. Membro do Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Clara Maria Pacheco de Oliveira
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, ramo educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em 2006. Foi assistente de Línguas Comenius (Programa Socrates/Leonardo da Vinci), em Praga, República Checa em 2006/2007. No ano letivo seguinte, começou a sua experiência no ensino de Português Língua Estrangeira, colaborando com a Universidade de Masaryk – Brno e de Palackého- Olomouc, até 2009.
Regressada a Portugal, lecionou português e inglês no ensino secundário e foi também formadora de português LM e inglês em vários cursos profissionais em instituições públicas. Em 2011 concluiu o Mestrado em Português Língua Segunda/Estrangeira na FLUP. Entre 2012 e 2016, assumiu funções como leitora do Instituto da Cooperação e da Língua, Camões, na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, República Popular da China.
Desde 2016 que é Coordenadora do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Português do Oriente, em Macau. Atualmente, é doutoranda do 3.º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem, ramo de Didática de Línguas, na FLUP, centrando o seu estudo no âmbito da Pragmática e Análise do Discurso Oral.
A par disso, tem um enorme interesse em contactar com outras culturas e aprender novas línguas.
Ana Sofia da Silva
Licenciada em Línguas Aplicadas pela Universidade do Minho (2019), em Braga, distrito da freguesia de onde é natural (Barcelos), descobriu numa experiência de voluntariado no Centro de Línguas da mesma instituição, o BabeliUM, o seu enorme interesse pelo Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE). Além de ter completado o nível C2 a Inglês, é também fluente em Espanhol (B2) e Francês (B1). É ainda aqui que surge o contacto com Língua e Cultura Galegas, onde fez parte da organização do “Dia da Galiza” no Mosteiro de Tibães.
No mesmo ano de conclusão da Licenciatura ingressou no Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda, já na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o qual conclui com sucesso em 2021. Durante essa jornada teve a oportunidade de ser Professora Estagiária de PLE na Universidade de Liubliana, na Eslovénia (através do programa Erasmus+). O tema do relatório de estágio desenvolvido foi distinguido pela comissão científica do IJUP (Evento de Investigação Jovem da Universidade do Porto), em 2022.
A par disso, desde 2019, que desempenha o papel de tutora/explicadora de Inglês e Português como Língua Materna num centro de estudos da sua área de residência.
Atualmente leciona PLE nos cursos semestrais da FLUP e, ainda, na Fundação Salesianos do Porto. É doutoranda em Ciências da Linguagem também na FLUP.
Ateliê de Fonética e Dicção
Rui Spranger
Nasceu em 1971 em Moçambique mas adotou o Porto como sua cidade em 1981. Tem dedicado grande parte da sua vida ao teatro e nesta área tem vindo a exercer funções de ator, encenador, dramaturgista, tradutor, produtor e diretor artístico. É dizedor de poesia e dedica-se também à programação, à edição de livros, à formação e ao coaching. A sua voz tem dado corpo a documentários e spots publicitários. Atualmente é diretor artístico da Apuro – Associação Cultural e Filantrópica e da associação Maçã Vermelha e é o responsável, desde 2002, das noites de poesia do Pinguim Café no Porto. Integra o projeto musical La Lys – War songs e a sua poesia tem sido publicada em antologias, revistas literárias e jornais. Em 2016 saiu a plaquete “montanha-russa” da sua autoria editada pela Texto Sentido.