Carlos Mendes Pereira

O facto de ter nascido num dos bairros históricos mais emblemáticos do Porto não será estranho à grande paixão que nutre por essa cidade.

Apesar de incansável viajante, tem sempre a cidade invicta como o seu porto de regresso, Porto de abrigo, e é nas suas ruas estreitas e antigas ou nas margens do Douro que mais se sente em casa.

Desde tenra idade dedicado à música e à fotografia, acabou por optar por esta última como carreira profissional, concluindo bacharelato em fotografia e mais tarde licenciatura em arte e comunicação, ambos na Escola Superior Artística do Porto.

Num percurso natural de pesquisa e interesse pela imagem, acabou integrando também a formação em audiovisuais, cursando fotografia cinematográfica avançada na Escuela Internacional de Cine y TV, de San António de los Baños, Cuba.

Durante anos, desenvolveu profissionalmente trabalho em fotografia, com especialização em fotografia de arquitectura, especialidade que leccionou no Instituto Português de Fotografia, mas, na última década, a direcção de fotografia ocupa a quase totalidade do seu trabalho, com especial destaque na área do documentário, para televisão, sendo fácil encontrar o seu trabalho em canais portugueses e estrangeiros.