Aporto Docentes

O aPorto Docentes é um formato específico dos cursos aPorto para o professorado do Ensino Público da Galiza que procura atividades de formação homologadas. Com um programa diferente, o foco dirige-se a atingirmos os conhecimentos básicos da língua portuguesa.
No quadro da Formação do Professorado 2022-23 da Junta da Galiza, destaca a comunicação em línguas estrangeiras e é uma das oito competências clave definidas polo Marco Europeu de Referência. Uma atitude positiva face às línguas implica a apreciação da diversidade cultural e o interesse e curiosidade pelos idiomas. Isto facilitará a comunicação intercultural e a compreensão internacional que, como especificam o Objectivo 4 da Agenda 2030 de Nações Unidas e a Lei Orgánica 3/2020, do 29 de dezembro, nos seus focos clave, serão necessárias para afrontar os retos globais. O ensino e a aprendizagem das línguas permite à cidadania, ademais, a possibilidade de se deslocar, trabalhar e estudar noutros países, ao mesmo tempo que contribui a dar impulso ao crescimento e à criação de emprego. O aPorto contribui a melhorar as competências comunicativas do professorado dando resposta ás recomendações da União Europea nesta matéria (Council of the European Union, 2014).
É por isto que foi solicitada a homologação das 30 horas de formação do Curso aPorto Docentes, que serve para dar uma resposta adequada às necessidades formativas do pessoal docente, já que conjuga e completa a oferta formativa institucional de formação em língua portuguesa,  independentemente da sua especialidade, segundo o artigo 20 da ORDE de 14 de maio de 2013 pela qual se regula a convocatória, o reconhecimento, a certificação e o registo das atividades de formação permanente do professorado na Galiza.
Nesta edição temos:
  •  aPorto Docentes Nível A2 decorrerá na semana de 29 de julho a 2 de agosto
  •  aPorto Docentes Nível B1 decorrerá na semana de 5 a 9 de agosto
Para se inscrever é preciso fornecer o Número de Registo Pessoal que acredita como professorado em ativo que está a prestar serviço em centros de ensino sustentados com fundos públicos (30% de vagas para quem não cumpre este requisito). O número total de vagas é limitado a 30 pessoas em cada nível.
Existe a possibilidade de se matricular em ambos os dois cursos de maneira a prolongar o estágio na cidade invicta e tirar muito mais proveito da formação, questão que deverão indicar no processo de inscrição. Neste caso na segunda semana podem usufruir de desconto na segunda semana.
Ainda, para esta modalidade de aPorto é interessante ter em conta que a Xunta costuma oferecer todos os anos ajudas para financiar os gastos por assistência a atividades de formação do professorado não universitário. Desta forma poderias preencher até 100% do preço da matrícula, bem como os deslocamentos até ao Porto. Deixamos como referência a ligação da passada convocatória, para veres as condições e estares de olho de forma a fazeres o pedido no próximo outono:
Para este curso não é permitido levar acompanhante.

Programa do aPorto Docentes Níveis A2 e B1 2023

  • Sessão introdutória dos cursos aPorto Docentes o dia 26 de julho às 9h30 e 11h45, na EOI Santiago (2 hs.)
  • Segunda a sexta-feira de 9h30 às 12h45, aulas na FLUP (15 hs.)
  • Segunda a quinta-feira: atividades socioculturais com interação oral (10 hs.)
  • Elaboração de uma memória de avaliação das atividades na Galiza (3 hs.)

Para ter direito à homologação é preciso ter assistido a 85% das horas e passar a avaliação da memória (prazo de entrega 10 dias após a data de finalização das aulas no Porto).

ATIVIDADES CULTURAIS DO aPORTO DOCENTES– 2023 [Assim que esteja confirmado atualizamos as atividades para este ano, como referência deixamos as do anterior]
Segunda-feira: visita guiada pela cidade (tarde) / copo de fim de tarde ou petisco (esta atividade é voluntária e de pagamento)
De terça-feira a quinta-feira: a turma será dividida em três grupos, um deles terá ateliê de fonética e dicção com Rui Spranger, outro sessão de conversa em mini-grupos com os cicerones e o terceiro terá visita ao Museu Nacional de Soares dos Reis./ Na noite da terça e quinta-feira jantar africano com animação musical e baile.
Sexta-feira: pic-nic nos jardins do Palácio de Cristal.
Atividades socioculturais propostas são de carácter obrigatório (exceto as de pagamento).