Professorado e staff

Quem coordena?

Carlos Mendes Pereira, Porto 1972.

 

Carlos Mendes Pereira

O facto de ter nascido num dos bairros históricos mais emblemáticos do Porto não será estranho à grande paixão que nutre por essa cidade.

Apesar de incansável viajante, tem sempre a cidade invicta como o seu porto de regresso, Porto de abrigo, e é nas suas ruas estreitas e antigas ou nas margens do Douro que mais se sente em casa.

Desde tenra idade dedicado à música e à fotografia, acabou por optar por esta última como carreira profissional, concluindo bacharelato em fotografia e mais tarde licenciatura em arte e comunicação, ambos na Escola Superior Artística do Porto.

Num percurso natural de pesquisa e interesse pela imagem, acabou integrando também a formação em audiovisuais, cursando fotografia cinematográfica avançada na Escuela Internacional de Cine y TV, de San António de los Baños, Cuba.

Durante anos, desenvolveu profissionalmente trabalho em fotografia, com especialização em fotografia de arquitectura, especialidade que leccionou no Instituto Português de Fotografia, mas, na última década, a direcção de fotografia ocupa a quase totalidade do seu trabalho, com especial destaque na área do documentário, para televisão, sendo fácil encontrar o seu trabalho em canais portugueses e estrangeiros.

 

Ana Alexandra Mendes

Ana Alexandra Mendes

Naceu no Porto, em 1967. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Mestre em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa. Assistente Convidada do Instituto Superior de Ciências Económicas e do Turismo. Consultora e Formadora de Gestão, Vendas, Liderança e Comunicação. Coach Profissional. Competent Communicator e Advanced Leadership Bronze pelo Oporto Toastmasters Club.

Foi membro do Orfeão Universitários do Porto, como ensaiadora de folclore. Atualmente é membro da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto.

As suas paixões: canta num coro, dança tango e faz teatro.

 

Quem leciona?

Marlene de Sousa

Marlene de Sousa

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Ingleses (2005) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi assistente de línguas Comenius na Bélgica (2007), onde deu os primeiros passos no ensino da língua e cultura portuguesa a estrangeiros. Regressada a Portugal, ingressou no Mestrado em Português como Língua Segunda/Língua Estrangeira, também na FLUP, curso que concluiu em 2010. Nos anos seguintes, lecionou português na área consular de Barcelona a adolescentes e adultos (2010-2012) através do Instituto Camões. Nos últimos anos, tem lecionado cursos de PLE anuais e intensivos na Faculdade de Letras e noutras instituições de ensino na cidade do Porto. Concluiu entretanto um Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos (2014), trabalhando também como tradutora e revisora.

 

 

 

Inês da Conceição Pinto de Oliveira

Inês da Conceição Pinto de Oliveira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses e Franceses (2005), profissionalizada no ensino de Português e de Francês no 3º ciclo e secundário (2006), mestre em Português Língua Segunda-Língua Estrangeira (2010) e doutorada em Linguística (2015), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Desde 2009, é assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Participou no projeto “Agentes de Cooperação em Timor”  (ESE- IPP) onde dinamizou sessões de português (2011). Nos últimos anos, tem colaborado com a Faculdade de Letras na lecionação de cursos de português intensivos e anuais para estrangeiros desde 2009. Membro do Centro de Linguística da Universidade do Porto.

 

 

 

Clara Maria Pacheco de Oliveira

Clara Maria Pacheco de Oliveira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, ramo educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em 2006. Foi assistente de Línguas Comenius (Programa Socrates/Leonardo da Vinci), em Praga, República Checa em 2006/2007. No ano letivo seguinte, começou a sua experiência no ensino de Português Língua Estrangeira, colaborando com a Universidade de Masaryk – Brno e de Palackého- Olomouc, até 2009.

Regressada a Portugal, lecionou português e inglês no ensino secundário e foi também formadora de português LM e inglês em vários cursos profissionais em instituições públicas. Em 2011 concluiu o Mestrado em Português Língua Segunda/Estrangeira na FLUP. Entre 2012 e 2016, assumiu funções como leitora do Instituto da Cooperação e da Língua, Camões, na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, República Popular da China.

Desde 2016 que é Coordenadora do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Português do Oriente, em Macau. Atualmente, é doutoranda do 3.º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem, ramo de Didática de Línguas, na FLUP, centrando o seu estudo no âmbito da Pragmática e Análise do Discurso Oral.

A par disso, tem um enorme interesse em contactar com outras culturas e aprender novas línguas.


Rui Spranger [Ateliê de Fonética e Dicção]

Rui Spranger

Nasceu em 1971 em Moçambique mas adotou o Porto como sua cidade em 1981. Tem dedicado grande parte da sua vida ao teatro e nesta área tem vindo a exercer funções de ator, encenador, dramaturgista, tradutor, produtor e diretor artístico. É dizedor de poesia e dedica-se também à programação, à edição de livros, à formação e ao coaching. A sua voz tem dado corpo a documentários e spots publicitários. Atualmente é diretor artístico da Apuro – Associação Cultural e Filantrópica e da associação Maçã Vermelha e é o responsável, desde 2002, das noites de poesia do Pinguim Café no Porto. Integra o projeto musical La Lys – War songs e a sua poesia tem sido publicada em antologias, revistas literárias e jornais. Em 2016 saiu a plaquete “montanha-russa” da sua autoria editada pela Texto Sentido.

Post navigation