Quem coordena?

Carlos Mendes Pereira, Porto 1972.

O facto de ter nascido num dos bairros históricos mais emblemáticos do Porto, não será estranho à grande paixão que nutre por essa cidade.
Desde tenra idade dedicado à música e à fotografia, acabou por optar por esta última como carreira profissional, concluindo bacharelato em fotografia e mais tarde licenciatura em arte e comunicação, ambos na escola superior artística do Porto. Num percurso natural na pesquisa e interesse pela imagem, acabou integrando também a formação em audiovisuais, cursando fotografia cinematográfica avançada na escola internacional de cinema e televisão de San António de los Baños, em Cuba. Desenvolve profissionalmente trabalho em fotografia, com especialização em fotografia de arquitetura, especialidade que leciona no instituto português de fotografia, e em documentário para televisão, como diretor de fotografia. A música mantêm-se constante na sua vida como amador.
Apesar de incansável viajante, tem sempre a cidade invicta como o seu porto de regresso, Porto de abrigo, e é nas suas ruas estreias e antigas ou nas margens do douro que mais se sente em casa.

As aulas serão ministradas por mestrandos(as) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

 

António Mendes Pereira.

Nasceu no Porto em 1969, tendo vivido na Póvoa de Varzim até terminar o ensino secundário. Concluiu a licenciatura em Relações Internacionais (ramo de Relações Económicas e Políticas) pela Universidade do Minho (Braga) em 1995. Durante a licenciatura frequentou e concluiu o Curso Livre de Espanhol (1990-1992), tendo obtido uma bolsa de estudo para o Curso da Escuela de Verano Española (Madrid) em 1991, e posteriormente o Diploma Básico de Español como Lengua Extranjera, pelo Ministerio de Educación y Ciencia de Espanha (1992). Ainda durante os seus estudos universitários, frequentou o Curso Livre de Língua Russa. Para além do castelhano, fala fluentemente inglês e francês.

Radicado na Póvoa de Varzim, após ter trabalhado nas áreas comercial/marketing de algumas empresas em Viseu, Porto, Braga e Vila do Conde, já leccionou inglês (iniciação infantil) e ocasionalmente realiza trabalhos de tradução, tendo como actividade principal, desde 2000, a importação e comercialização de peças para restauro de automóveis antigos.

A divulgação de Portugal e da cultura portuguesa, e o contacto com pessoas de outros países e culturas são actividades que considera muito gratificantes.

 

Quem leciona?

 

Clara Pacheco de Oliveira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de estudos Portugueses e Ingleses (2006), e mestre em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira (2011), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.  Foi assistente de línguas no âmbito do projeto Comenius (2006/2007) e bolseira Fernão Mendes Pinto, pelo Instituto Camões, em Praga (2007/2008). Trabalhou como professora de Português Língua Estrangeira nas Faculdades de Letras de Palackého e Masaryk, na República Checa (2008/2009). Foi professora de Português e Inglês no ensino secundário no colégio Sezim Egas Moniz, em Guimarães, e colaborou com o Departamento de Estudos Portugueses e Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto na lecionação de cursos intensivos. Atualmente é leitora do Instituto Camões em Pequim.

 

Inês da Conceição Pinto de Oliveira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses e Franceses (2005), curso de Especialização em ensino do Português e do Francês (2006) e mestre em Português língua Segunda-Língua Estrangeira (2010), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Atualmente, doutoranda do Curso Doutoral em Linguística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto desde 2009. Participou no projeto “Agentes de Cooperação em Timor”  (ESE- IPP) onde dinamizou sessões de português (2011). Colabora com a Faculdade de Letras na lecionação de cursos de português intensivos e anuais para estrangeiros desde 2009. Membro do Centro de Linguística da Universidade do Porto.