ATIVIDADES CULTURAIS APORTO 2016

SEGUNDA-FEIRA

Tarde: Visita guiada ao Porto, com guia que explica a sua história

Fim-de-tarde/Noite: Copo/jantar* africano (12 € jantar, bebidas e sarau com música em casa da senhora Filomena)

TERÇA-FEIRA

Tarde: Visita guiada a Serralves (de graça para alun@s e acompanhantes)

Noite: Visita à Porto Guitarra para apresentação dos cordofones portugueses e momento musical

QUARTA-FEIRA

03/08/2016:

  • 18h00: receção dos alunos
  • 19h30: 164º Jantar* de Amizade UNICEPE (Ementa: sopa de legumes, saladas variadas, bacalhau à braga + carne de porco à alentejana, vinho verde branco, vinho maduro branco e tinto, refrigerantes, águas, cerveja, sobremesas variadas, vinho do Porto POÇAS. Preço 15 €)
  • 21h30, com entrada livre: palestra por Mário Máximo “Língua Portuguesa e Culturas de Língua Portuguesa”
Mário Máximo é natural de Lisboa e tem uma intensa atividade como escritor, tendo já publicado dezanove livros. Oração Pagã e As Viagens Essenciais  e Mercador de Utopias (na poesia), A Ilha e O Infausto Quarteto (no romance) são alguns dos títulos que mais se destacaram. No teatro houve duas peças já editadas: O Homem Que Tinha A Música Na Cabeça eNickname (esta última levada à cena tendo como protagonista o ator André Gago). Como declamador desenvolve também uma carreira intensa, realizando recitais por todo o país e tendo já editado o CD DIZERPESSOA.
Sendo, para além de escritor, economista tem exercido na sua vida profissional funções como gestor público e privado, tendo já desempenhado, entre muitas outras atribuições, gestão de topo em empresas multinacionais bem como a de vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas e a presidência do Centro Cultural Malaposta. No plano da gestão cultural foi, ainda, Presidente da Associação Fernando Pessoa e Diretor da Fundação Natália Correia.

10/08/2016:

  • 15h00: receção dos alunos
  • 16h00, com entrada livre: palestra por Helena Queirós sobre Etnografia Portuguesa.
Helena Queirós é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Ingleses e Alemães e mestre em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É professora, tendo experiência no ensino privado e público, em todos os graus de ensino, do pré-escolar ao superior. No âmbito das suas funções letivas, dinamizou projetos artísticos com crianças, jovens e adultos nas áreas da etnografia, das danças e cantares tradicionais e do teatro.
Durante a licenciatura, ingressou no Orfeão Universitário do Porto, começando aí o seu interesse pela etnografia e pelo folclore. Mais tarde, tornou-se sócia do NEFUP, Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto.

QUINTA-FEIRA

Tarde: Saída a Vila do Conde de metro* (5,40 euros i/v) e visita a alguns museus da cidade com guia para orientar a visita e entrada de graça nos museus [Museu Arte Sacra, Museu das Rendas de Bilro, Museu dos Descobrimentos e visita à Nau Quinhentista]

Fim-de-tarde/Noite: Jantar em Vila do Conde* (12 euros/pessoa)

SEXTA-FEIRA

Tarde: Pique-nique de encerramento no Palácio de Cristal (almoço coletivo em que cada pessoa leva o que quiser)

Apenas as atividades com “*” são de pagamento.