Aporto Docentes

O aPorto Docentes é um formato específico dos cursos aPorto para o professorado do Ensino Público da Galiza que procura atividades de formação homologadas. Com um programa diferente, o foco dirige-se a atingirmos os conhecimentos básicos da língua portuguesa.
No quadro da Formação do Professorado 2022-23 da Junta da Galiza, destaca a comunicação em línguas estrangeiras e é uma das oito competências clave definidas polo Marco Europeu de Referência. Uma atitude positiva face às línguas implica a apreciação da diversidade cultural e o interesse e curiosidade pelos idiomas. Isto facilitará a comunicação intercultural e a compreensão internacional que, como especificam o Objectivo 4 da Agenda 2030 de Nações Unidas e a Lei Orgánica 3/2020, do 29 de dezembro, nos seus focos clave, serão necessárias para afrontar os retos globais. O ensino e a aprendizagem das línguas permite à cidadania, ademais, a possibilidade de se deslocar, trabalhar e estudar noutros países, ao mesmo tempo que contribui a dar impulso ao crescimento e à criação de emprego. O aPorto contribui a melhorar as competências comunicativas do professorado dando resposta ás recomendações da União Europea nesta matéria (Council of the European Union, 2014).
É por isto que foi solicitada a homologação das 30 horas de formação do Curso aPorto Docentes, que serve para dar uma resposta adequada às necessidades formativas do pessoal docente, já que conjuga e completa a oferta formativa institucional de formação em língua portuguesa,  independentemente da sua especialidade, segundo o artigo 20 da ORDE de 14 de maio de 2013 pela qual se regula a convocatória, o reconhecimento, a certificação e o registo das atividades de formação permanente do professorado na Galiza.
Nesta edição temos:
  •  aPorto Docentes Nível A2 decorrerá na semana de 29 de julho a 2 de agosto
  •  aPorto Docentes Nível B1 decorrerá na semana de 5 a 9 de agosto
Para se inscrever é preciso fornecer o Número de Registo Pessoal que acredita como professorado em ativo que está a prestar serviço em centros de ensino sustentados com fundos públicos (30% de vagas para quem não cumpre este requisito). O número total de vagas é limitado a 30 pessoas em cada nível.
Existe a possibilidade de se matricular em ambos os dois cursos de maneira a prolongar o estágio na cidade invicta e tirar muito mais proveito da formação, questão que deverão indicar no processo de inscrição. Neste caso na segunda semana podem usufruir de desconto na segunda semana.
Para este curso não é permitido levar acompanhante.

Programa do aPorto Docentes Níveis A2 e B1 2023

  • Sessão introdutória dos cursos aPorto Docentes o dia 26 de julho às 9h30 e 11h45, na EOI Santiago (2 hs.)
  • Segunda a sexta-feira de 9h30 às 12h45, aulas na FLUP (15 hs.)
  • Segunda a quinta-feira: atividades socioculturais com interação oral (10 hs.)
  • Elaboração de uma memória de avaliação das atividades na Galiza (3 hs.)

Para ter direito à homologação é preciso ter assistido a 85% das horas e passar a avaliação da memória (prazo de entrega 10 dias após a data de finalização das aulas no Porto).

ATIVIDADES CULTURAIS DO aPORTO DOCENTES– 2023 [Assim que esteja confirmado atualizamos as atividades para este ano, como referência deixamos as do anterior]
Segunda-feira: visita guiada pela cidade (tarde) / copo de fim de tarde ou petisco (esta atividade é voluntária e de pagamento)
De terça-feira a quinta-feira: a turma será dividida em três grupos, um deles terá ateliê de fonética e dicção com Rui Spranger, outro sessão de conversa em mini-grupos com os cicerones e o terceiro terá visita ao Museu Nacional de Soares dos Reis./ Na noite da terça e quinta-feira jantar africano com animação musical e baile.
Sexta-feira: pic-nic nos jardins do Palácio de Cristal.
Atividades socioculturais propostas são de carácter obrigatório (exceto as de pagamento).